História do Mês de MARÇO
- CURTI DICAS
- 27 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
Saiba como se Originou-se

MÊS DE MARÇO
Sabia que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!
Março (do latim Martius, de Marte, deus da guerra).
Marte ou Ares, isto é o BRAVO, era filho de Júpiter e de Juno; foi pai de Rômulo e Remo, havidos de Réia Silvia. Sendo deus da guerra, foi adorado pelos romanos, como guerreiros que eram. Nas representações figurativas do mês, Marte aparecia sobre um carro puxado pelos cavalos Terror e Fuga, fulgurante de majestade e poderosamente armado.
Ofereciam-lhe como vítimas o touro, o varrão, o carneiro, e mais raramente o cavalo. O galo e o abutre eram-lhe consagrados. As senhoras romanas sacrificavam-lhe um galo no primeiro dia do mês que tem o seu nome (MARÇO), e era por este mês que o ano romano começava até ao tempo de Júlio César e foi frequentemente contado como tal em diversos países na Idade Média. No calendário Gregoriano (reforma efetuado por Gregório XIII em 1582) também era o terceiro mês, colocado entre os meses de fevereiro e abril.
Também a terça-feira (mardi em francês), dia da semana, era consagrada a Marte (Martii dies).
Marte era, em Roma, especialmente venerado. Desde o reinado de Numa, teve ao serviço de seu culto e de seus altares, um colégio de padres, escolhidos entre os patrícios. Esses padres, chamados sábios, eram prepostos á guarda de doze escudos sagrados, ou ancilos, dos quais se dizia que um tinha caído do céu. Todos os anos, na festa do deus, os sábios trazendo os broquéis, e vestidos com uma túnica de púrpura, percorriam a cidade dançando e pulando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saiba como se Originou-se

MÊS DE ABRIL
Sabiam que tem uma razão pelos meses, de cada nome de um deles!
"Vamos entender melhor" Olhe iremos falar do -Mês Abril-Abril
Abril (do latim Aprilis, de aperire, abril). Este mês era outrora o começo do ano, o que o ABRIA, ou então porque este mês indica a época em que na Europa a terra ABRE o seu seio.
Abril é o quarto mês do ano gregoriano. Entre os romanos era consagrado a Vênus, sendo representado sob a figura de um homem dançando ao som de um instrumento. Aparece como um derivado da palavra grega APROS que lembra a espuma do mar, da qual nasceu, radiante de beleza, a deusa Vênus. Todavia, mais tarde, quando Roma se-tornou poderosa e fundamentada no trabalho rural de seu povo, foi rebatizado este mês. A palavra APERIRE, suavizada na forma APRILIS, traduzia a época feliz para o agricultor do Lácio, quando as sementes germinam com promessas de fartura. Essa riqueza vegetal foi aproveitada pelos romanos para o início do ano e assim APRILIS ou APERIRE significa o que abre, o que se inicia.
Os romanos dissiam, referindo-se a este mês: OMNIA APERIT, ou seja, ABRE TODAS AS COISAS.
Abril era o segundo mês do ano de Rômulo, ano que começava por março. Tinha então trinta dias: Numa Pompílio reduziu-o a vinte e nove, mas Júlio César restabeleceu-o para trinta dias.
Alguns pretendem também ligar o nome deste mês a APRILIS, um dos espíritos que seguiam o carro do deus Marte, com a sutileza e a graça da brisa.
Durante muitos séculos, o primeiro de Abril foi considerado o primeiro dia do ano, com sua tradicional e ruidosa Festa Dos Loucos, comemorada até 1552, quando a Papa Gregório XIII reformou o calendário e colocando como tradição até hoje em vigor, celebrar-se o inicio do ano no dia 1º de Janeiro. Entretanto, ao primeiro de Abril, ficou reservado o mérito de ser um dia de brincadeiras, "O DIA UNIVERSAL DA MENTIRA".









Comentários