top of page

História do Mês de JANEIRO

  • Foto do escritor: CURTI DICAS
    CURTI DICAS
  • 27 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Saiba como se Originou-se

MÊS DE JANEIRO

Sabia que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!

Janeiro (do latim Januarius, de Janus, divindade romana).

O seu nome era uma homenagem ao deus Janus, filho de Apolo e da ninja Creusa. Teria sido o mais antigo rei do Lácio. Sendo uma divindade pacifica, era venerado como um deus da paz. No seu templo de doze portas, existiam doze altares, cada qual representando um mês do ano. E, a 1ª de Janeiro, em sua honra, os avoengos romanos trocavam entre si presentes de figos, maçãs, bolos de mel, peles, etc. Foi quando nasceu o costume até hoje observado das Festividades do Ano-Bom.

Entretanto, Janeiro não foi criado na época do primeiro calendário latino. Na reforma que o rei Numa Pompílio, segundo monarca romano, fez do calendário, deslocou o mês de janeiro e fez passar para o undécimo, onde ficou. Introduziu também o seguinte, pois até então, eram dez os meses, sendo o primeiro aquele dedicado a Marte, deus da guerra.

Sendo Jano, divindade ''bifronte'', olhava para a frente e para trás, com perfeito domínio sobre o tempo. Tinha duas faces, uma de olhos para o passado, do qual possuía total conhecimento; a outra, olhando para o futuro, do qual tinha igual previsão. Quando esculpido nas portas residenciais, olhava simultâneamente para o interior e o exterior.

Janeiro também olha para o ano que começa e para o ano que acaba. Este mês, que conta 31 dias no calendário moderno, começa sete dias depois do Solstício.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saiba como se Originou-se

MÊS DE FEVEREIRO

Sabia que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!

Fevereiro (do Latim Februarius, de februa, denominação emprestada a Juno no tempo da purificação e do desagravo).

Este mês no calendário bárbaro do Lácio não existia, mas tal como janeiro, foi introduzido pelo rei Numa Pompílio, desejando igualar o seu sistema de contar o tempo ao dos povos mais cultos, gregos e fenícios.

É o segundo mês do ano gregoriano. Tem 28 dias e 29 nos anos bissextos, cujo milésimo é divisível por 400. É que o ano civil dos romanos, estabelecido por Rômulo, aperfeiçoado por Numa Pompílio, e modificado pelos pontífices encarregados de o manterem em concordância com sol, foi reformado por Caio Júlio César, (reforma Juliana), estabelecendo os anos bissextos, de 4 em 4 anos, o que dava os anos médios de 365 dias e 6 horas. Esse dia a mais em fevereiro foi colocado entre os 23 e 24, e como o vigésimo-quarto se chamava sexto-ca-lendas, o novo dia intercalado ficou chamado BISSEXTO-CALENDAS, de onde o nome de BISSEXTO ao ano em que fevereiro tem mais um dia.

Quanto ao fato de fevereiro ter-se tornado o mês mais pobre do ano, isso se deve aos aduladores da côrte romana. Os cortesãos de Augusto desejavam repetir e superar os de Júlio César, dando a um dos meses o nome do grande imperador. Júlio tinha recebido o sétimo mês. Augusto haveria de receber o oitavo, como consagração. Todavia, os bajuladores perceberam que, enquanto julho tinha 31 dias, agosto contava apenas 30. Isto seria uma injustiça ao "divino Augusto". A solução era tirar esse dia de algum mês. Escolheram justamente o de fevereiro, para glorificação do Imperador Augusto. Os romanos consagravam a Netuno todo o mê de fevereiro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
 
 

Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page